domingo, 21 de setembro de 2008

Logomarca. Que nome feio!

Na atividade profissional de Design, uma série de palavras são usados, comumente, de forma equivocada. A aplicação correta de termos paraidentificar os vários elementos do design são determinantes de conhecimento profissional. Afinal, o comum não é necessariamente o correto.Você já deve ter ouvido falar em logomarca, não é?! A palavra é usualmente aplicada para referir-se aos símbolos institucionais e aos logotipos. No livro "O efeito multiplicador do Design", de Ana Luiza Escorel, o assunto é tratado de forma insistente. Porém simples e elucidativa.
Inicialmente, a autora descreve Simbolo Gráfico como "sinal a cujos conceitos se chega através de associações sucessivas". Já Signo Gráfico "é um sinal que possui apenas um conceito ou significado". A polissemia é, então, a característica que distingue símbolo de signo.Escorel apresenta logotipo como "simbolo constituido por uma palavra graficamente particularizada que, portanto, também gera associações sucessivas".A designer continua:"Em Design Gráfico, simbolo e logotipo pertencem à mesma categoria e cumprem a mesma função através de possibilidades formais diferentes. O primeiro através de estruturas abstratas, pictogramas, ideogramas ou fonogramas. O segundo através de uma palavra a qual se confere tratamento gráfico especial, de maneira a torná-la única entre tantas. E, um e outro, despertam associações sucessivas dando à natureza de sua estrutura".Então, o que é a marca?
Para a autora, "marca é o nome da empresa ou
ações da comunicação junto a públicos internos e externos". Já osimbolo e o logotipo tem o objetivo de identificar e tangibilizargraficamente a marca. Por isso, é comum que façamos referência aosímbolo como a marca de uma instituição.Segundo Ana Luiza Escorel, o neologismo "logomarca" é mais um fruto dainventividade brasileira, tão relacionada à cultura de negação aprocessos normativos.Trata-se de mais uma manifestação do conhecido"jeitinho brasileiro".Logos, em grego, significa conhecimento e palavra. Typos é padrão egrafia. Portanto, Logotipo é a "grafia da palavra" ou "palavrapadrão". A autora de Efeito Multiplicador do design ironiza aoperguntar "palavra-marca ou conhecimento-marca que dizer o quê?". Elaconclui ao dizer que "é espantosa a desenvoltura com que cerca de doisterços da população ligada à Comunicação gráfica no Brasil usa eveicula essa coisa nenhuma, com a segurança de estar brandindo umtermo de alto teor técnico e expressivo".Nas principais publicações internacionais, é comum deparar-se com"logotype", "logo" ou "symbol". Já "logomark", jamais.A língua é estreitamente integrada à fala cotidiana. Assim, é bempossível que, esses neologismos ganhem, futuramente, os dicionários eaté o reconhecimento acadêmico já conquistado nos diálogos dodia-a-dia.Mas, até lá, de que jeito você vai atuar? Com jeitinho?--Astuciosamente,+ + + + +",1]);//-->
do produto, a designação que define uma personalidade, um conjunto de ações da comunicação junto a públicos internos e externos". Já o simbolo e o logotipo tem o objetivo de identificar e tangibilizar graficamente a marca. Por isso, é comum que façamos referência ao símbolo como a marca de uma instituição.Segundo Ana Luiza Escorel, o neologismo "logomarca" é mais um fruto da inventividade brasileira, tão relacionada a uma cultura de negação a processos normativos e regimentos.Trata-se de mais uma manifestação do conhecido "jeitinho brasileiro".Logos, em grego, significa conhecimento e palavra. Typos é padrão e grafia. Portanto, Logotipo é a "grafia da palavra" ou "palavra padrão". A autora de "Efeito Multiplicador do Design" ironiza ao perguntar "palavra-marca ou conhecimento-marca que dizer o quê?". Ela finaliza o assunto, dizendo que "é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à Comunicação gráfica no Brasil usa e veicula essa coisa nenhuma, com a segurança de estar brandindo um termo de alto teor técnico e expressivo".Em meio a esse diálogo de pai-dos-burros, a gente bem sabe a língua é estreitamente integrada à fala cotidiana. É bem possível que, esses neologismos ganhem, futuramente, os dicionários e até o reconhecimento acadêmico já conquistado nos diálogos do dia-a-dia. Aliás, se você procurar, já encontra a palavrinha logomarca no seu "Aurélio".
Mas que acho feio quando me pedem para fazer uma logomarcazinha, eu acho!

Um comentário:

jjmarreiro disse...

Texto originalmente produzido pelo Prof. Chico Neto
http://www.depotz.net/readarticle.php?article_id=2459

MAis sobre Chico Neto: http://www.behance.net/ChicoNeto

Impacto Esperança