terça-feira, 17 de junho de 2008

A idéia, do início até virar um negócio bem sucedido


Apenas uma entre inúmeras idéias chega a ser implementada e bem sucedida. É um caminho de poucos passos que envolve muito empenho para amadurecer uma visão em um plano inovador.

O caminho que uma idéia percorre até transformar-se pra valer em uma inovação resume-se em alguns passos. Na prática, eles reafirmam o senso comum que diz que criatividade é 5% inspiração e 95% transpiração. São eles:
A geração. Parte dos 5%. É o momento da inspiração, que pode incluir a imaginação e a intuição. Hora de fazer a quantidade gerar qualidade, com base na multiplicação promovida pelo pensamento lateral, divergente, que nos permite ver o mesmo problema através de diversas abordagens. Estudiosos afirmam que, para cada 80 idéias geradas, apenas uma chegará efetivamente à implantação.
A seleção. Hora de escolher de forma criteriosa, qual idéia é a mais adequada, confrontando-a a parâmetros como o custo, a capacidade de aceitação pelo mercado, a facilidade de produção, os impactos ambientais e sociais, a adequação às leis, entre outros.
O desenvolvimento. É a hora da humildade, de saber ouvir e perceber como outras cabeças, visões e formações culturais podem nos ajudar. Nessa etapa, a participação de outras pessoas é fundamental. A diversidade de uma equipe de executivos em uma empresa, ou de pessoas que ofereçam uma visão diferenciada, no caso do indivíduo que busca crescimento, ajuda-nos a perceber outras nuances da nossa idéia.
A objetivação. A formatação da idéia. Seja um produto, um novo processo, serviço ou um novo comportamento, uma nova idéia sempre deve ter como objetivo um resultado positivo, para todas as partes envolvidas. Se o resultado for negativo para uma delas, vale a pena descartar e apostar em outra idéia.
A argumentação. Não basta ser pai. É preciso ir além, na defesa da idéia, buscando o convencimento de familiares, colegas, superiores, acionistas. Quem não “comprou” a própria idéia, não terá argumentos fortes para vendê-la. O principal aditivo da realização é o comprometimento.
A avaliação. Um dos passos mais importantes. É quando comprovamos a pertinência da nossa idéia, que depois de aceita e implementada, ganha o nome de inovação.
A ampliação. Muito bem… uma das nossas idéias gerou uma inovação. Mas… e as outras 79? Depositamos em um “banco de idéias”. Muitas empresas registram as patentes de várias idéias por ano, sempre de olho no futuro. Uma idéia inadequada hoje, pode fazer um grande sentido amanhã.

Nenhum comentário:

Impacto Esperança